Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Governo do Estado de Roraima, por meio do Instituto de Educação de Roraima (IERR), deu início nesta sexta-feira, 14 de março, às primeiras turmas de 2025 do projeto Araapî – Waiau d’a Timpe’u.

O Governo do Estado de Roraima, por meio do Instituto de Educação de Roraima (IERR), deu início nesta sexta-feira, 14 de março, às primeiras turmas de 2025 do projeto Araapî – Waiau d’a Timpe’u. Uma iniciativa do IERR, sendo executada pela Pró-Reitoria de Ensino e Extensão (PROEEX) e coordenada pela professora Gleide Almeida. O projeto tem como objetivo fortalecer a educação escolar indígena, capacitando profissionais da área, como gestores, professores, coordenadores, secretários, assistentes de alunos, porteiros e demais servidores escolares.

A aula inaugural contou com a palestra “Aspectos Neuropsicológicos da Aprendizagem Matemática”, ministrada pelo professor Wilton Santos, do IERR. A apresentação destacou a importância do conhecimento sobre os processos cognitivos no ensino da matemática, contribuindo para práticas pedagógicas mais eficazes.

A primeira comunidade indígena beneficiada foi a Comunidade do Barata, localizada no município de Alto Alegre. Nesta primeira etapa, os cursos ofertados são:

  • A utilização da fração como metodologia de aprendizagem a partir de materiais alternativos
  • Operações fundamentais com sucata
  • O Tangram como estratégia metodológica para o desenvolvimento de habilidades matemáticas
  • Matemática e suas diversas linguagens

O IERR parabeniza toda a comunidade, gestores e coordenadores pelo compromisso com a qualificação dos profissionais da educação escolar indígena, promovendo a valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento do ensino na região.

© IERR @ 2024 | INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA

ONDE NOS ENCONTRAR

© GOVERNO DE RORAIMA @ 2025 | DESENVOLVIDO POR IERR