IERR promove reunião técnica de articulação intersetorial para discutir temáticas da COP30 em Roraima.
O Governo do Estado de Roraima, por meio do Instituto de Educação de Roraima (IERR), realizou um encontro histórico na última quarta-feira, 2 de abril, reunindo representantes de diversas secretarias para discutir estratégias que fortaleçam ações integradas o protagonismo do estado nas ações voltadas para as temáticas da COP30.
O IERR, por meio da coordenação de programa de formação continuada para profissionais da Educação Escolar indígena, a partir da relevância do tema: Mudanças climáticas (COP30 no Brasil) com uma visão de coletividade e cooperação, propôs a organização de um evento que contou com a parceria do secretário de assuntos indígenas, professor Romário Silva, do município de Alto Alegre, município no qual o IERR já realiza o projeto Araapî-Waiau Da’ Timpeu, atendendo a 10 comunidades e 300 professores, proposição que motivou a referida reunião técnica.
Durante a reunião técnica, a reitora do IERR, Leila Perussolo, destacou a importância da iniciativa de integrar diferentes secretarias nesse debate. Segundo ela, as mudanças climáticas são pautas transversais e intersetoriais, que impactam diretamente a gestão pública em diversas áreas. “Nosso objetivo é ampliar parceria intersetorial para realização de um evento estadual que traz amplamente a discussão dos temas da COp e com isto produzir documentos e carta estratégica, baseada em um levantamento de dados concretos, que possa subsidiar os gestores executivos e gerar impactos positivos para a população de Roraima”, ressaltou.
Além da troca de experiências, as secretarias presentes apresentaram trabalhos já em desenvolvimento que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um conjunto de 18 metas globais voltadas para a erradicação da pobreza, promoção da sustentabilidade ambiental, redução das desigualdades e desenvolvimento sustentável. Durante o encontro, foi reforçada a importância da adesão oficial, uma vez que todos demonstram executar e desenvolver estratégias que cumprem os objetivos do movimento ODS, para que as ações do estado estejam alinhadas com os compromissos globais.
Outro ponto essencial da reunião foi a necessidade de democratizar o acesso à informação sobre mudanças climáticas e seu impacto nas diversas realidades existentes no estado. Dessa forma, busca-se garantir que as políticas públicas sejam mais eficazes e adaptadas às necessidades locais.