O Governo do Estado de Roraima, por meio do IERR, realizou na última quarta-feira, 30 de abril de 2025, uma reunião de alinhamento com lideranças da comunidade indígena Moscow, com o objetivo de atender demandas formativas de 127 jovens e adultos em conclusão do Ensino Médio nas modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da comunidade, localizada na região Serra da Lua, município do Bonfim.
O IERR dialoga com os povos originários fundamentando o que determina a convenção n° 169/1989, com escuta livre, consentida e informada. Esta iniciativa e método de diálogo também está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Ao promover uma escuta qualificada e respeitosa com os povos originários e ao atender às demandas formativas da comunidade indígena Moscow, o Estado reafirma seu compromisso com uma educação que valoriza a diversidade cultural e amplia as oportunidades de aprendizagem para jovens e adultos nas comunidades onde atua.
Esteve presente no Gabinete para este produtivo dialogo O Sr. Filip Santana, da Escola Estadual Indígena Tuxaua Lúcio da Silva Farias; O professor Rudenberg Souza, da Escola Indígena T. Alexandre Mateus; o Sr. Carlos Mateus da Silva, representado o Movimento Comunitário e a Srta. Daiane Fátima da Silva, do IERR/Polo Bonfim, recebidos pela Reitora do IERR, Leila Perussolo e a Consultora Técnica Pedagógica Rosangela Viana.
O Governo de Roraima segue firme em sua missão de transformar vidas por meio da educação, com ações concretas que respeitam as especificidades dos nossos povos e ampliam o acesso ao ensino de qualidade. Por meio do IERR, o Estado fortalece o diálogo com as comunidades, promove inclusão e reafirma seu papel como agente de desenvolvimento social.