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I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL

Justificativa do Evento 

A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural de qualquer região, e a Amazônia Setentrional, com sua rica diversidade e complexidade sociocultural, enfrenta desafios únicos que chamam a atenção para a importância de abordagens inovadoras na educação. Nesse contexto, a realização do I Encontro de Educação a Distância (EaD) na Amazônia Setentrional se torna um evento imprescindível por várias razões. 

 

1. Acessibilidade e Inclusão: A educação a distância oferece uma oportunidade de inclusão para comunidades remotas da Amazônia, onde o acesso a instituições de ensino é limitado. O encontro proporcionará um espaço para discutir como a EaD pode ser uma alternativa viável para garantir que todos, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso à educação de qualidade. 

 

2. Fortalecimento de Redes de Colaboração: O evento irá congregar educadores, gestores, pesquisadores e estudantes que atuam e estudam as particularidades da educação na Amazônia. Essa troca de experiências e conhecimentos é vital para fortalecer redes de colaboração entre instituições, possibilitando o surgimento de projetos e parcerias que podem potencializar a oferta e a qualidade da EaD na região. 

 

3. Abordagens Inovadoras e Contextualizadas: A Amazônia possui características únicas que exigem metodologias de ensino adaptadas à sua realidade. O encontro visa discutir e promover práticas pedagógicas inovadoras que considerem a diversidade cultural, linguística e ambiental da região. Isso inclui o uso de tecnologias que possam conectar educadores e alunos de forma efetiva, respeitando as particularidades locais. 

 

4. Formação Continuada de Educadores: A capacitação de educadores é essencial para o sucesso da EaD. O evento proporcionará workshops, palestras e mesas redondas que discutirão as melhores práticas, desafios e estratégias para a formação continuada de professores que atuam na EaD, visando à melhoria do ensino e à formação de cidadãos mais críticos e conscientes. 

 

5. Impacto na Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional: A educação a distância pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Setentrional, ao permitir que mais indivíduos adquiram conhecimentos e habilidades que podem ser aplicados em suas comunidades. O encontro irá debater como a EaD pode auxiliar na formação de lideranças locais e na promoção de iniciativas que respeitem e promovam a biodiversidade e a cultura amazônica. 

 

Conclusão: Diante dessas considerações, o I Encontro de Educação a Distância na Amazônia Setentrional é uma oportunidade fundamental para iniciar um diálogo amplo sobre as possibilidades da EaD na região. Ao unir vozes e experiências, esperamos promover um espaço de aprendizado mútuo que impactará positivamente a educação e o desenvolvimento da Amazônia, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável para todos os seus habitantes. 

 

Objetivos do Evento  

GERAL 

Promover um espaço de diálogo e troca de experiências entre educadores, alunos, gestores e profissionais da área de Educação a Distância, visando discutir as potencialidades e desafios da EaD na Amazônia Setentrional. 

 

ESPECIFICOS 

  • Debater sobre as políticas públicas e as diretrizes para a educação a distância na Amazônia;  
  • Promover workshops práticos sobre ferramentas tecnológicas e metodologias ativas de ensino.; 
  • Incentivar a colaboração entre instituições de ensino e a comunidade para o fortalecimento da EaD;  
  • Criar um espaço para a formação de redes de cooperação e pesquisa em EaD na Amazônia Setentrional.   

 

 

  1. D) EMBASAMENTO TEÓRICO 

A Educação a Distância (EaD) no Brasil tem se consolidado como uma alternativa viável e eficaz para a democratização da educação, especialmente nos últimos quinze anos. O desenvolvimento da EaD no país, pode ser abordada a partir de diversas perspectivas, incluindo a análise das políticas públicas, as inovações tecnológicas, as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e as características socioeconômicas da população (Arruda; Arruda, 2015). Nos últimos quinze anos, a EaD no Brasil foi fortemente influenciada por um conjunto de políticas públicas que têm como objetivo a expansão e a democratização do acesso à educação.  

Em 1996, a criação da LDB nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação para todos os níveis de ensino, coloca o ensino a distância como modalidade utilizada para complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais. Nessa LDB, ainda, o Art. 87 fala que o Distrito Federal, os estados e os municípios devem prover cursos presenciais ou a distância para atender os jovens e adultos com pouca escolarização (LDB, 1996). 

A evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) teve um papel central na expansão da EaD no Brasil. O acesso à internet e a popularização de dispositivos móveis possibilitaram novas formas de interação e aprendizagem, promovendo metodologias ativas e o uso de recursos multimídia. Mendonça (2013) alerta que a Educação a Distância depende significativamente das TICs para encurtar as diferenças de tempo e espaço. 

A EaD se apresenta como uma alternativa para atender populações historicamente excluídas, considerando o princípio da equidade. Jovens e adultos em áreas remotas, profissionais que necessitam de flexibilidade de horários e pessoas com deficiência têm encontrado na EaD uma oportunidade de acesso à educação. Políticas de inclusão, como a Lei de Acessibilidade (Lei nº 13.146/2015), também impactam a forma como cursos a distância são planejados e implementados, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades. 

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICs) com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos e comunicação diferida (Penteado; Costa, 2021) 

A questão da qualidade na EaD é uma preocupação central. O Brasil, através do MEC (Ministério da Educação) e de outras instituições de regulamentação, tem se esforçado para estabelecer critérios de avaliação e certificação para os cursos de EaD, de modo a assegurar que a qualificação oferecida atenda padrões mínimos de excelência.  

Apesar dos avanços, a EaD ainda enfrenta desafios significativos, como a desigualdade no acesso à internet, a necessidade de formação continuada dos professores e a resistência cultural à modalidade. No entanto, a evolução das políticas e a contínua inovação tecnológica oferecem perspectivas otimistas para o futuro da educação a distância no Brasil. A ênfase em projetos integrados que considerem as especificidades regionais e culturais, aliados a um investimento contínuo em infraestrutura e formação, são essenciais para consolidar a EaD como um espaço educacional de qualidade para todos os brasileiros. 

A EaD no Brasil nos últimos quinze anos revela um cenário em constante transformação, impulsionado por políticas públicas, inovação tecnológica e um compromisso com a inclusão e a qualidade. O PNE, ao traçar diretrizes claras, contribui para que a EaD se torne uma realidade acessível e respeitada, fundamental na construção de uma educação mais justa e equitativa no país. As próximas etapas demandarão um esforço conjunto de governo, instituições de ensino, corpo docente e sociedade civil para superar as barreiras ainda existentes e garantir uma educação a distância eficaz e de qualidade para todos. 

 

REFERÊNCIAS 

COSTA, R. L.; SANTOS, J. C. dos. A evasão em cursos técnicos a distância. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 66, p. 241-256, out./dez. 2017 

 

MENDONÇA, J. R. C. et al. Competências Eletrônicas de Professores para Competências Eletrônicas de Professores para de Professores para Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil: discussão e proposição de modelo de análise. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2013. 

 

 

 

  1. E) METODOLOGIA

 

 

A realização do I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL, acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024. 

 

Eixos Norteadores:  

  • Desafios da Educação a Distância 
  • Perspectiva da Educação a Distância 

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TARDE DO DIA 27.11.2024 as 14h 

    

POLO DE APOIO PRESENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA MODALIDADE 

EAD VIVENCIADAS NOS MUNICÍPIOS.  

 

SQ 

MUNICÍPIO 

COORDENADORES UAB 

HORÁRIO 

1 

Alto Alegre 

Profa. Esp. Maria Reizanir Oliveira De Sousa 

14h20min 

2 

Amajari 

Profa. Esp. Maria Natividade Vieira Silva 

14h30min 

3 

Boa Vista 

Prof. Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino 

14h40min 

4 

Bonfim 

Profa. Esp. Edinalva Vieira da Silva 

14h50min 

5 

Cantá 

Profa. Esp. Maria Auxiliadora Rodrigues Chaves 

15h 

6 

Caracaraí 

Prof. Esp. Gledson Sabóia Teles 

15h10min 

7 

Caroebe   

Prof. Esp Gilcimar Maysonnave da Luz 

15h20min 

8 

Iracema 

Profa. MSc. Eleny Sousa Marques 

15h30min 

9 

Mucajaí 

Prof. Esp. Welligton Ribeiro Soares 

15h40min 

10 

Normandia 

Prof. Esp. Francimário da Silva 

15h50min 

11 

Pacaraima 

Prof. Esp. Afonso Carlos Maranguape 

16h 

12 

Rorainópolis 

Prof. Esp. Miguel Reinaldo da Silva Júnior 

16h10min 

13 

S. Luiz   

Prof. Esp. Igor Fabian Lima Silva 

16h20min 

14 

S. João Da Baliza 

Profa. Esp. Queila Vidinho de Queiroz Vicente  

16h30min 

15 

Uiramutã 

Profa. Esp. Gardenia Maria Barbosa 

16h40min 

 

Interação:16h50min 

Mediador: Luciano Caetano dos Santos – Coordenador do Polos UAB(IERR/PROEEX) 

Enceramento: 17h 20  

 

 

 

 

 

 

NOITE 27/11  

ABERTURA DO EVENTO (18h30min.) 

TEMA DA MESA DE ABERTURA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 

Palestra: Desafios da Educação a Distância: marcos legais. 

Palestrante: Profa. Dra. Leila de Souza Soares Perussolo (CNE: 19h) 

Palestra: Desafios da Educação a Distância: panorama nacional 

Palestrante: Dr. Luiz Alberto Rocha de Lira (CAPES:19h30min) 

Interação: 20h as 20h30min. 

Mediador: Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino (UAB/IERR/UERR) 

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DIA 28/11 MESA REDONDA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DAS IES NA AMAZÔNIA 

MANHÃ:  8h às 12h30min 

ABERTURA: 8h30min 

Palestra: Desafios da Educação a Distância no Instituto Federal de Educação de Roraima-IFRR (9h) 

Professor(a): Solange Almeida Santos (IFRR) 

Palestra: Desafios da Educação a Distância na Universidade Estadual de Educação de Roraima-UERR (9h30min às 10h) 

Professor(a): Francisco dos Santos Paneiro (UERR) 

Palestra: Desafios da Educação a Distância na Universidade Estadual de Educação de Roraima-UFRR (10h30min às 11h) 

Professor(a): Karla Colares Vasconcelos (UFRR) 

Palestra: Desafios da Educação a Distância na Universidade Federal do Amazonas -UFAM (11h30min 12h às) 

Professor(a): João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues (UFAM) 

Interação: 12h às 12h 30min 

Mediador: Prof. Dr. Elialdo Rodrigues de Oliveira (IERR) 

Encerramento 

 

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TARDE: OFICINA (15h às 17h) 

Tema: As TIC’s na Educação a Distância-EaD 

Professor: Dr. Francisco dos Santos Panero (UERR) 

Interação: 17h 

Mediador: Prof. Dr. Sebastião de Oliveira Rebouças – IERR 

Enceramento: 17h20min 

 

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MANHÃ DIA 29/11  

MANHÃ:  8h às 12h30min 

ABERTURA: 8h30min 

 

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA (IERR): PROCESSOS, AVANÇÕES E POSSIBILIDADES DA EAD. 

 

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E TECNOLOGIA – PROPPT 

  

Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação 

Eventos Científicos: Catalisadores da Democratização do Conhecimento. Professor(a): Profa. Dra. Maria das Neves Magalhães Pinheiro – IERR (9h às 9h30min) 

Professor: Prof. Dr. Sebastião de Oliveira Rebouças – IERR 

Coordenação de Tecnologia 

O Papel Fundamental da Tecnologia como Facilitadora da Dinâmica Institucional (9h30min. As 10h) 

Professor: Prof. Esp. Ivair Blank 

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E EXTENSÃO – PROEEX 

Coordenação do Projeto Araapî-Waiau D’atimpe’u 

Projeto Araapî-Waiau D’atimpe’u: desafios e possibilidades dos Encontros Mediados por Tecnologias – EMT na formação continuada dos Profissionais da Educação Escolar Indígena. 

Professor(a): Profa. Gleide de Almeida Ribeiro – IERR (10h às 10h30min) 

Coordenação de Polo-UAB 

Estrutura e Funcionamento dos Polos de Apoio Presencial:  uma reflexão a partir do Panorama Estatístico do Polo Boa Vista. 

Professor(a): Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino – UAB/IERR (10h30min às 11h) 

Coordenação de Ensino e Extensão 

Coordenação de Ensino e Extensão: uma Visão Geral dos processos e encaminhamentos futuros. 

Professor(a): Profa. MSc. Maria Silva Sousa – IERR (11h às 11h30min) 

Interação: 11h30min às 12h 

Mediadora: Profa. MSc. Rosângela da Silva Viana (IERR) 

Encerramento 

 

 

 

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TARDE: ENCERRAMENTO DO EVENTO 

Abertura: 14h30min 

TEMA DA MESA DE ENCERRAMENTO: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-EAD 

Palestra: Perspectivas da Educação Inclusiva na Educação a Distância (15h) 

Palestrante: Profa. Dra Sheila Praxedes Pereira Campos (UFRR) 

Palestra: Universidade Aberta do Brasil-UAB e as Perspectivas da Educação a Distância. (15h30min) 

Palestrante: Profa. Dra. Edneide da Conceição Bezerra (IFRN) 

Mediador: Prof. Dr. Sebastião de Oliveira Rebouças 

Encerramento: 16h 

 

  1. F) AVALIAÇÃO 

A avaliação do evento compreenderá a premissa de ação reflexão e ação, cumprindo seu papel de julgamento qualitativo e quantitativo, embasado em conhecimento e competência desenvolvidas no decorrer do desenvolvimento do Evento. 

 

 

  1. G) CRONOGRAMA
  1. Atividade 

Dia(s)  

Local 

  1. Planejamento 

Julho/agosto 

IERR 

  1. Reunião de atribuições das subcomissões 

Set/out. 

IERR 

Envio de convites 

Out. 

IERR 

Reunião de ajustes anterior ao evento 

Out. 

IERR 

Abertura  

27/11 

Auditório/IERR e Polos 

Apresentações de trabalhos por AT 

28/11 

Sede/IERR 

Avaliação do evento 

Nov.  

IERR 

Conclusão de relatório final 

Dez 

IERR 

 

 

  1. H) ESTRUTURA NECESSÁRIA À REALIZAÇÃO DO EVENTO

Estrutura física (auditório, microfones, salas, projetor multimídia. 

Material permanente: descartáveis para café, garrafas de café, equipamentos de filmagem, gravação e reprodução de sons e imagens. 

 

 

  1. I) EQUIPE DE ELABORAÇÃO

Profa. Dra. Maria Neves Magalhães Pinheiro – PROPPT 

Profa. Dr. Sebastião Rebouças – PROPPT 

Prof. MSC. José Carlos Morales – PROPPT  

Prof. Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino – UAB/IERR/Polo Boa Vista 

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