O Governo do Estado de Roraima, por meio do Instituto de Educação de Roraima (IERR), realizou na última sexta-feira, 6 de maio de 2025, o encerramento da terceira etapa do projeto Araapî-waiau d’a timpe’u, no polo Boqueirão, localizado no município de Alto Alegre.
Voltado à formação continuada de profissionais da educação escolar indígena, o projeto tem como missão fortalecer práticas pedagógicas alinhadas às realidades e culturas dos povos originários, respeitando suas especificidades culturais.
Nesta etapa, foram ofertados três cursos estratégicos para o cotidiano escolar das comunidades indígenas:
Alfabetização e Letramento em Contextos Indígenas: falar, ler e escrever a língua do “outro” para apropriação da cultura escrita
Secretaria Escolar: organização, funcionamento e escrituração
A Diversificação das Práticas Corporais na Educação Física com Ênfase na Saúde
A culminância da formação foi marcada por uma feira pedagógica organizada pelos próprios cursistas. O evento foi uma celebração dos saberes construídos ao longo da jornada, com apresentações que expressaram o compromisso, a criatividade e a conexão com a realidade local.
O projeto Araapî-waiau d’a timpe’u reafirma o compromisso do Governo de Roraima com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente a ODS 4 – Educação de Qualidade e a ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial, ao promover o acesso à educação com equidade, respeito à diversidade e valorização dos territórios indígenas.
Com ações como essa, o Estado fortalece o protagonismo das comunidades na construção de suas próprias trajetórias educacionais, reconhecendo o papel essencial de polos como o de Boqueirão na consolidação de uma educação transformadora, feita com e para os povos originários.