O Governo do Estado de Roraima, por meio do Instituto de Educação de Roraima (IERR), Polo Amajari, realizou entre os dias 10 e 17 de novembro uma série de atividades em alusão ao Mês da Consciência Negra. As ações incluíram pesquisas sobre o movimento da Consciência Negra e sobre personalidades negras que se destacaram na literatura, nas artes, na dramaturgia, na política e na música.
Como culminância dos estudos, os alunos produziram seus próprios Fanzines Literários, nos quais organizaram informações, reflexões e produções criativas relacionadas ao tema. Cada estudante pesquisou e confeccionou o seu próprio zine.
A programação contou com a parceria do Colégio Militarizado Ovídio Dias de Souza – CEM XXVI, por meio do componente curricular de Língua Portuguesa, orientado pelas professoras Francisca Mota, Dirlene Oliveira e Elidiane Sousa.
No dia 17, foi realizada a exposição de todos os trabalhos produzidos, além da apresentação de um mural temático confeccionado pelas servidoras do Polo, reforçando a valorização da cultura afro-brasileira e a importância da reflexão sobre identidade e igualdade racial.
