Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Autismo é uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, mas ainda é cercado por muitos mitos e estigmas. Com o objetivo de promover a conscientização e a inclusão dessas pessoas na sociedade, convidamos a todos para participar do I Encontro de Conscientização sobre o Autismo. Este evento visa oferecer informações e sensibilizar a comunidade sobre as necessidades e potenciais das pessoas com autismo, para que se possa construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

Este tema é de extrema importância para promover a igualdade de direitos e oportunidades para todos, contribuindo para a construção de um mundo mais justo e respeitoso devido ao fato de o autismo ser um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento das pessoas que o possuem. Entretanto, a falta de informação e sensibilização da sociedade sobre o autismo muitas vezes resulta em exclusão e discriminação desses indivíduos. Por isso, é fundamental que haja uma conscientização
sobre o autismo, visando uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todas as pessoas, independentemente de suas características neuro diversas.

Infelizmente, a falta de informação e sensibilidade da sociedade em relação ao tema resulta em diversas barreiras para indivíduos autistas, dificultando sua inclusão e a aceitação por parte dos demais. É crucial promover a conscientização sobre o autismo a fim de criar uma sociedade que respeite e valorize a diversidade de comportamentos e formas de interação. O evento abordou a importância da conscientização sobre o autismo e a necessidade de promover uma cultura mais empática e acolhedora para todos.

 

OBJETIVO

– Promover a conscientização e disseminar informações sobre o autismo para a comunidade, visando o entendimento e a inclusão das pessoas com autismo na sociedade.

     FINALIDADES

– Sensibilizar a sociedade sobre as características do autismo e promover a aceitação e inclusão das pessoas com autismo em diversos setores da sociedade.

 – Promover a disseminação de informações atualizadas e precisas sobre o autismo, desmistificando mitos e estereótipos que cercam essa condição.

–  Estimular a reflexão sobre a importância do respeito à diversidade e da valorização das diferenças, incentivando a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todas as pessoas, independentemente de suas peculiaridades.

– Estimular a empatia e a compreensão em relação às necessidades e potencialidades das pessoas com autismo, promovendo maior tolerância e solidariedade em nossa sociedade.

Palestrante: Dra. Adriane Melo de Castro Menezes (UFRR)
Palestra: Educação Inclusiva: desafios, direitos e possibilidades no atendimento com TEA.
Mediadora: Professora Ma. Maria Silva
Dra. Adriane Melo de Castro Menezes

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (Unitau) e Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Professora adjunta na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Coordenadora do Curso de Gestão Territorial Indígena; Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa “Observatório de Roraima” (ObservaRR), coordena Programas e Projetos de Extensão na área de Educação e Inclusão, como o Programa de Políticas Públicas de Inclusão e o Atendimento da Diversidade na Educação Básica e Ensino Superior e o MiSordo, que atua no apoio a Migrantes e Refugiados Surdos. Tem Projetos e atuação na área de Políticas Públicas e Povos Indígenas, Políticas Linguísticas, Línguas, Culturas e Educação Indígena. Experiências com Povos do Estado do Pará e Roraima, no que tange, principalmente, a garantia e efetivação dos direitos dos Povos Indígenas a uma Educação Específica, Diferenciada, Bilíngue e Intercultural, Bilinguismo e Educação Bilíngue e Projetos Político-Pedagógicos Indígenas (desde o currículo às práticas de ensino das línguas e as línguas de ensino nas escolas). É consultora voluntária das Comissões de Educação Especial, Educação Bilíngue de Surdos e Estudos das Relações Étnico-raciais, da Câmara de Educação Básica/Conselho Nacional de Educação desde 2019. Estudos e pesquisas voltados para Políticas Públicas; Povos e Educação Escolar Indígena e Quilombola; Formação Docente; Políticas Públicas, Direitos e Valorização da Diversidade; Educação.

Palestrante:
Ma. Suely Melo de Castro Menezes (CEB/CNE)

Palestra: Parecer
CNE/CP N0 50/2023: Orientações Específicas para o Público da
Educação Especial: Atendimento de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
(TEA).

Ma. Suely Melo de Castro Menezes

Pedagoga com habilitação para Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Desenvolvimento Regional pela UNITAU. Diretora da COFENEN (Confederação Nacional de Escolas Particulares de Ensino). Conselheira do Conselho Nacional de Educação (2016-2024). Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2020-2021). Membro da Comissão de Estudos das Relações Étnico-Raciais (CEB/CNE). Presidente da Comissão de Educação Especial (CNE). Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (1999, 2015 e 2016). Membro do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará – SINEPE 1996 – 2018 (membro e presidência nos períodos 2015-2017). Conselho Estadual de Educação CEE-PA, Belém – Pará 1991 – 2018 (membro e presidência nos períodos 1999/2000/2001/ 2002/ 2011 e 2018). Vice – Presidente da Fundação Ipiranga
(2007 à 2021).

————————————————————————————————————————————————————————-

Palestrante:
Isabel da Costa Lima (CEE/RR)

Palestra:
O papel do Conselho Estadual de Roraima e a Normatização das Políticas
Educacionais.
      Espec. Isabel da Costa Lima
Formação inicial em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – pela Universidade Estadual de Pernambuco – UEPE (1993), Especialista em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Qualidade de Vida pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE/MT (2001). Professora efetiva do estado de Roraima, atualmente exercendo o cargo de Assessora Especializada da Secretária de Estado da Secretaria de Educação e Desportos de Roraima – SEED/RR e Conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de Roraima – CEE/RR, Experiência na Educação Básica e Educação Superior, Educação Profissional, Pesquisadora em Educação Ambiental. Com Prática Docente, Legislação Educacional, Educação Profissional, Formação de Professores.

Palestrante: Jussara Barbosa (TEAMARR)
Palestra: Autismo: do diagnóstico a intervenção.
Resumo do Lattes
JUSSARA BARBOSA

Pedagoga, psicóloga, especialista em Neuropsicologia, psicopedagogia, educação Especial, avaliação psicológica, reabilitação neuropsicológica, psicanálise e terapia cognitivo comportamental. Servidora pública atua como psicopedagoga na universidade estadual de Roraima Com formação em DENVER – modelo de estimulação precoce e Autismo. Há 20 anos atende em consultório fazendo avaliação diagnostica e intervenção dos mais diversos transtornos do Neuro desenvolvimento. E atualmente, está como diretora do Teamarr – Centro de Acolhimento ao Autista. Desenvolveu projeto para execução de palestras nas escolas com o intuito de levar informação sobre os transtornos do neuro desenvolvimento e técnicas pedagógicas para inclusão. Coordena o Programa social de atenção a pessoa idosa, 60 anos ou mais, objetivando a inclusão das poesias, no âmbito da universidade.
————————————————————————–

Palestrante: Espec. Aldaíde de Lima Batista (IERR)
Palestra: Relato de experiência: Sala de Recurso Multifuncional.
Resumo do Lattes

·         Licenciada em Pedagogia pela UERR;

·         Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo IBPEX;

·         Especialista em Neuropsicologia pelo IBPEX.

Experiências

Professora no Centro de Educação Especial;

Professora no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez-CAS/RR;

Professora Auxiliar por um ano;

Professora responsável pela Sala de Recurso Multifuncional no município;

Professora responsável pela Sala de Recurso Multifuncional no Estado.

————————————————————————–

Palestrante: Sulamita Rebouças Bento (SETRABES)
PalestraRelato de experiência: atenção à Pessoa Com Deficiência
Resumo do Lattes

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Nilton Lins – AM (2014), cursando a graduação de DIREITO Pela Faculdade Catedral-RR (2024), Diretora do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – CIAPD, Diretora Geral do Centro Estadual de Equoterapia, atualmente Coordenadora Estadual de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência/ SETRABES. Servidora Pública da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social. Mãe de uma criança que tem Paralisia Cerebral.

.

CONCLUSÃO

O evento de conscientização sobre o autismo foi uma importante iniciativa para promover a inclusão e a compreensão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nossa sociedade. Ao longo do evento, pudemos refletir sobre a importância de acolher e respeitar as diferenças, proporcionando um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.

Através de palestras, debates e atividades educativas, pudemos desmistificar alguns preconceitos e estigmas em relação ao autismo, e promover a empatia e a solidariedade em relação às pessoas com TEA. Ficou claro que, com informação e sensibilização, podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

 

Que este evento seja apenas o começo de uma transformação em nossa sociedade, onde o respeito à diversidade e a inclusão sejam valores fundamentais. Juntos, podemos construir um mundo mais acolhedor e empático para todos, independentemente de suas diferenças. Vamos seguir em frente, unidos na luta por uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

© IERR @ 2024 | INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA

ONDE NOS ENCONTRAR

© GOVERNO DE RORAIMA @ 2025 | DESENVOLVIDO POR IERR