O Governo do Estado de Roraima, por meio do Instituto de Educação de Roraima (IERR), realizou nos dias 17 e 18 de junho de 2025, a I Produção Científica e Inovação Educacional do Polo de Apoio Presencial do IERR em Rorainópolis-RR. O evento contou com a participação de 13 pesquisadores em mesas-redondas nos seguintes eixos temáticos: Educação e Sustentabilidade; Avaliação, Métodos e Técnicas de Ensino; e Educação, Ensino e Aprendizagem. As pesquisas Tivemos ainda a honra de receber a coordenadora da Política Nacional para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) em Roraima, Profa. Dra. Ana Célia Paz – CONSED e UNDIME – que explanou sobre essa importante política pública. A programação foi realizada presencialmente e transmitida ao vivo pelo YouTube e Meet.








A PCIE representa um marco para a valorização da produção científica e da inovação educacional no estado, promovendo o diálogo entre pesquisadores, educadores e a comunidade. As explanações dos trabalhos em Rorainópolis, assim como dos outros municípios que já executaram o evento, trouxe trabalhos de alta qualidade e relevância para a população, despertou a curiosidade dos participantes promovendo um rico momento de debate, incluindo jovens do ensino médio. O PCIE já foi realizado nos Polos do IERR nos municípios de Bonfim e Mucajaí. Em breve ocorrerá no Polo UAB no município de Amajari e seguirá para os demais municípios de Roraima, nos polos presenciais do IERR, fortalecendo a troca de saberes e impulsionando práticas educativas que respondam às realidades locais.








Com o apoio e investimento do Governo do Estado de Roraima, os Polos de Apoio Presencial do IERR seguem estruturados e em pleno funcionamento, o que fortalece a oferta de educação a distância de qualidade em todas as regiões. A realização da PCIE em Rorainópolis evidencia esse compromisso, ao levar a produção científica para mais perto das comunidades. Por meio dessa rede de polos, o conhecimento ultrapassa barreiras geográficas, alcançando cada roraimense e incentivando a participação ativa na construção de uma educação transformadora e conectada com as realidades locais.