Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

INDICADORES DE QUALIDADE: dos desafios as possibilidades na educação básica

INTRODUÇÃO

Para promover uma educação de qualidade, eficaz e equânime, é fundamental assegurar não apenas o acesso à educação escolar, mas também a permanência dos alunos. Isso fortalece o compromisso com o aprendizado contínuo e proporciona oportunidades valiosas para o desenvolvimento de cada estudante, contribuindo para um futuro mais brilhante e igualitário. 

  Neste sentido, é imprescindível o aprimoramento das avaliações educacionais externas em larga escala, especialmente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, para avaliação dos sistemas de ensino, em que possa levar em consideração também a realidade socioeconômica das escolas. 

Desse modo, destaca-se que, a implementação de uma educação de qualidade no país implicaria na necessidade da concentração de esforços de todos os profissionais da educação, em especial os professores de cada escola para fazer a diferença no ensino e na aprendizagem de todos, possibilitando a inclusão e inserção social. 

A qualidade da educação aqui tratada, considera o que, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica – LDB, nº 9.394/1996, estabelece como princípios norteadores da educação no Brasil: a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento; a pluralidade de ideias e concepções pedagógicas e; a gestão democrática do ensino público. 

Então, o IERR, por meio da PROPPT, apresenta o evento Indicadores de Qualidade: dos Desafios as Possibilidades na Educação Básica, acreditando que a escola pode fazer a diferença, mesmo diante da desigualdade socioeconômica do país, trata-se de uma tarefa desafiadora, quando depende de políticas sociais arrojadas e compromisso político de todos os segmentos sociais que desejam uma sociedade fraterna e promotora da equidade como forma de justiça social e sustentabilidade ambiental. 

O evento tem finalidade, proporcionar a compreensão, a partir da reflexão sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Básica, dos desafios as possibilidades da escola, como espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores. 

É fundamental que este momento de reflexão ocorra para que se possa identificar as lacunas existentes, as boas práticas já adotadas e as possíveis soluções para garantir a melhoria contínua da qualidade da educação. Somente através do diálogo e da troca de experiências poderemos identificar novas formas de avaliação e monitoramento que contribuam para um ensino mais efetivo e inclusivo. 

O Brasil atingiu em 2023, de acordo com o Globo (2024), apenas uma das três metas de aprendizagem estabelecidas em 2005 para os ensinos fundamental e médio na criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo o resultado anunciado pelo Ministério da Educação. 

De acordo com o Globo (2024), nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb nacional foi de 6, atingindo a meta estabelecida. Nos anos finais do ensino fundamental, o índice foi de 5, ficando abaixo da meta de 5,5. No ensino médio, o Ideb ficou em 4,3, abaixo da meta de 5,2. 

Dessa forma, o I Seminário de Educação e seus Indicadores de Qualidade se apresenta como uma oportunidade única para promover o aprimoramento da educação e contribuir para a construção de uma sociedade equitativa.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar a compreensão, a partir da reflexão dos Indicadores de Qualidade da Educação Básica, dos desafios as possibilidades da escola, como espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores. 

FINALIDADES

  • Debater e refletir sobre as principais problemáticas da atualidade que impactam a qualidade da educação; 
  • Promover a troca de experiências e boas práticas entre profissionais da área da educação; 
  • Propor soluções e estratégias para superar os desafios da educação de qualidade.

Palestra: Indicadores de Qualidade: dos Desafios as Possibilidades na Educação Básica. 

Palestrante: Profa. MSc. Maria Cecília Amendola da Motta (FADEB/MS) 

Mediadora: Professora Ma. Maria Silva 

Público no Facebook e Meet: 

 

Resumo do Lattes 

MARIA CECÍLIA AMENDOLA DA MOTTA  

DIRETORA PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MATO GROSSO DO SUL FADEB/MS 

FORMAÇÃO: Mestre em Educação, pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). Especialista em Gerente de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em Metodologia do Ensino pela Associação de Ensino e Cultura Urubupungá (AECU). Possui graduação com Licenciatura em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade do Oeste Paulista (1988); Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade do Oeste Paulista (1980), Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista (1973) e Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (1972). ATUAÇÃO: Assessora na área da Educação no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul; vice-presidente da OMEP/Brasil na Região Centro Oeste desde 2008. Secretária Municipal de Educação, no município de Campo Grande-MS de 2005 – 20012; Vice Presidente da Undime Nacional 2011-2012; Presidente da UNDIME Estadual de MS 2009-2012; Presidente do Conselho Municipal Antidroga-COMAD 2008 -2012; Membro do Conselho Consultivo da Revista Pátio; Membro Conselheiro do Conselho Estadual de Educação 2008-2012; Membro do Comitê Municipal Compromisso Todos pela Educação 2007-2012, professora do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC/IESF 2002 – 2010, Membro do Conselho Superior da Universidade Anhanguera Uniderp 2009-2012 e vice-presidente do Consed/Região Centro Oeste. Atualmente, ocupa o cargo de Secretária de Estado de Educação de MS, Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED, a partir de 2018 e Sócia efetiva do Movimento Todos pela Educação, a partir de 2019. Principais áreas de atuação: Educação Infantil, Políticas Públicas, Formação de docentes e gestores escolares, Gestão de Dirigentes Municipais de Educação, Gestão Pública. VÍNCULO: professora aposentada e cargo comissionado pelo Governo do Estado de MS/Secretaria de Estado de Educação. 

Segunda palestra: 9h40min  

Palestra: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil 

Palestrante: Dra. Darli de Amorim Zunino (UNCME NACIONAL) 

 

 

CURRÍCULO SÍNTESE: DARLI DE AMORIM ZUNINO 

DIRETORA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS DA UNCME/NACIONAL 

 

Formação: Formado no Magistério no ensino Médio 

Licenciada em Pedagogia 

Especialização em “Recursos Humanos “– UDESC  

Especialização em “Orientação Educacional – PUC – Belo Horizonte 

Mestrado em Educação – UNISUL 

Doutora em Educação pela Universidad de Jaen – Espanha 

Professora de Didática e Prática de Ensino, professora de Séries Iniciais, Professora de História das séries finais do ensino fundamental, professora no curso de pedagogia (Legislação e Políticas e Públicas, Metodologia de Ensino Superior), Professora de Pós graduação em gestão escolar e também em orientação escolar. Atuou Como ccoordenadora do curso de Pro-gestão, Diretora de Escola de Educação Básica, Diretora adjunta, Integradora de Ensino da Gerência de Educação, Diretora de Ensino da Gerência de Educação, supervisora de Gestão de Rede, Gerente de Educação, Coordenadora da Unidade de Atendimento de Educação, Coordenadora de cursos técnicos do SENAI e SENAC/ Brusque, tutora do curso de Gestão Escolar. Está como Conselheira Municipal de Educação de Canelinha, é Vice-Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Diretora de Formação da UNCME – Nacional, foi Coordenadora do Fórum Estadual de Educação 2018-2022 e atual Vice-Coordenadora do FEE/SC, Coordenou as CONAEs 2018 e 2022. Está como Presidente da CEMAPEESC – Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação, desde de 2018, Conselheira Estadual do CACS/FUNDEB. Representa a UNCME Nacional, no Fórum Nacional de Educação e neste integra os Grupos de Trabalho sobre o NEM – Novo Ensino Médio, Alfabetização, Financiamento, entre outros. É Diretora de Legislação e Normas da UNCME/Nacional 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terceira palestra: 10h20min  

Palestra: Indicadores da Educação sob a Perspectiva do Conselho Estadual de Educação-CEE/RR. 

Palestrante: Profa. Esp. Isabel da Costa Lima (CEE/RR) 

Resumo do Lattes 

 

 ISABEL DA COSTA LIMA 

PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 

 

Formação inicial em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – pela Universidade Estadual de Pernambuco – UEPE (1993), Especialista em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Qualidade de Vida pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE/MT (2001). Professora efetiva do estado de Roraima, atualmente exercendo o cargo de Assessora Especializada da Secretária de Estado da Secretaria de Educação e Desportos de Roraima – SEED/RR e Conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de Roraima – CEE/RR, Experiência na Educação Básica e Educação Superior, Educação Profissional, Pesquisadora em Educação Ambiental. Com Prática Docente, Legislação Educacional, Educação Profissional, Formação de Professores. 

Palestra: A Gestão Escolar Democrática como indicador de qualidade. 

Palestrante: Alsione Pereira de Alencar Sulbaran-(UNDIME/RR) 

 

ALSIONE PEREIRA DE ALENCAR SULBARAN 

PRESIDENTE DA UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO- UNDIME 

Possui graduação em teologia pela Faculdade de Teologia de Boa Vista (2005), graduação em letras pela Universidade Estadual de Roraima (2010) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Roraima (2017). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de espanhol, escrita, leitura, ensino de línguas, ensino, educação, inclusão. e educação, cultura e arte. 

Segunda palestra: 9h40min 

 

Título: Censo Escolar: da coleta à aplicabilidade dos dados nas avaliações de larga escala. 

 Palestrante: Profa. Esp. Ticiane Ferreira da Luz (Censo Escolar/SEED/RR) 

 

 

TICIANE FERREIRA DA LUZ 

TÉCNICA DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 

  • Técnica do Censo Escolar da Educação Básica e de Avaliações no ano de 2005 até a presente data, na Secretaria de Estado da Educação e Desportos/RR. 

 

  • Professora da Rede Estadual de Ensino no Estado de Roraima, de 1998 a 2004. 
  • Professora – orientadora no Projeto Caimbé – SEED/RR, de 1997 a 1999. 

 

  • Ensino Superior: Licenciatura em Letras – Universidade Federal de Viçosa – MG 

 

  • Pós-Graduação: Literatura Brasileira – Faculdade de Filosofia, Ciências, Letras de Ubá – MG;  
  • MBA em Gestão Pública por Resultados – Faculdade Atual da Amazônia/RR 
  • Coordenadora Estadual do SAEB, em 2019 e 2021. 
  • Subcoordenadora Estadual do SAEB/Prova Brasil, em 2015 e 2017. 
  • Coordenadora de Polo da Avaliação Nacional de Alfabetização ANA, em 2014. 
  • Coordenadora de Local no ENEM, em 2015, 2014, 2011 e 2010. 
  • Coordenadora Estadual de Logística do SAEB/Prova Brasil/ANA, em 2013. 
  • Coordenadora do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) no estado, em 2012. 
  • Coordenadora/multiplicadora do SAEB/Prova Brasil, em 2011. 
  • Coordenadora Estadual de Logística do SAEB/Prova Brasil, em 2009. 

 

Terceira palestra: 10h20min 

          Palestra: Possibilidades e Desafios para a Educação em Roraima: considerações a partir do IDEB. 

Palestrante: Prof.ª Dra. Solange Mussato e Prof. MSC. Diego de Araújo Almeida (DIFC/SEED/RR). 

 

SOLANGE MUSSATO 

COORDENADORA DA MATEMÁTICA NA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO DE RORAIMA-SEED 

 

Professora licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. É especialista em Educação Matemática também pela UFMS. Possui mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Atua como coordenadora da matemática na Secretaria de Estado da Educação e Desporto de Roraima e também como professora permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Possui experiência com a Matemática, particularmente na Educação Matemática, com relações nas seguintes áreas: Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação Básica. 

 

 

Terceira palestra: 10h20min 

          Palestra: Possibilidades e Desafios para a Educação em Roraima: considerações a partir do IDEB. 

Palestrante: Prof.ª Dra. Solange Mussato e Prof. MSC. Diego de Araújo Almeida (DIFC/SEED/RR). 

 

 

 

DIEGO ARAÚJO DE ALMEIDA  

PROFESSOR DE BIOLOGIA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE RORAIMA 

 

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior (2012), Mestre em RECURSOS NATURAIS pela Universidade Federal de Roraima (2008), Especialista em Gestão de Hemocentros pela Fiocruz-RJ (2017) e Especialista em Estatística e Avaliações Educacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021). Professor de Biologia da Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima desde 2008, atualmente está cursando o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor) 

 

 

Relato de Experiência: 11h 

 

Escola: Escola Estadual Diva Alves de Lima/RR 

Título: Relato de Experiência da Gestão Pedagógica, Administrativa e Resultados. 

Palestrante: Prof.ª Esp. Nádia David dos Santos 

 

 NÁDIA DAVID DOS SANTOS 

 

© IERR @ 2024 | INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA

ONDE NOS ENCONTRAR

© GOVERNO DE RORAIMA @ 2025 | DESENVOLVIDO POR IERR