Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Normandia recebe agenda do IERR com foco na escuta qualificada e expansão da educação para povos originários

O Governo do Estado de Roraima, por meio do Instituto de Educação de Roraima (IERR), realizou uma importante agenda de escuta qualificada no município de Normandia, com destaque para o diálogo com lideranças e moradores da comunidade indígena Jacarezinho. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo com a ampliação do acesso à educação de qualidade para todas as populações do estado, especialmente os povos originários.

As atividades iniciaram com uma visita técnica ao polo de apoio presencial do IERR, sediado na Escola Estadual Militarizada Mariano Vieira. A comitiva do instituto foi recebida pelo gestor pedagógico do polo, Márcio Jordão, pelo gestor administrativo, Cel. Marcondes Medeiros, pelo coordenador da UAB, Francimário, e pelo vereador de Normandia, Aldenes Martins.

Em continuidade à agenda, a equipe do IERR se reuniu com o secretário municipal de Educação, Abraão da Silva, com o objetivo de articular parceria para a realização de cursos de extensão para os jovens. Outras iniciativas também foram articuladas em apoio ao desenvolvimento dos projetos em andamento na educação municipal de Normandia.
Durante a tarde, a equipe visitou a comunidade indígena Jacarezinho, onde a equipe foi acolhida com canção e dança tradicional. Além dos membros da comunidade, estiveram presentes o tuxaua da comunidade Jacarezinho, Sr. Iranilson Gomes da Silva, e a tuxaua da comunidade vizinha Imbaúba, Sra. Nayrla Morais. O encontro teve como foco a escuta ativa das demandas locais e a articulação de cursos no âmbito do Projeto Povos Originários Conectados: Cidadania e inclusão Digital, além de outras oportunidades de formação destinadas aos jovens da comunidade e das demais localidades do entorno.

A ação está alinhada à Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), incorporada à legislação brasileira por meio do Decreto nº 5.051/2004, que assegura aos povos indígenas e tribais o direito de serem consultados e ouvidos em todas as políticas que os impactem. Além disso, a iniciativa reforça os compromissos do Estado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4, que trata de assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e o ODS 18 – Igualdade Étnico‑Racial:

Ao garantir o direito à escuta ativa, ampliar oportunidades educacionais e respeitar as especificidades culturais das comunidades tradicionais, o Governo de Roraima reafirma sua responsabilidade social e fortalece políticas públicas de inclusão e desenvolvimento com equidade. Com ações como esta, o Estado caminha para um futuro mais justo, plural e comprometido com a dignidade de todos os seus cidadãos.

© IERR @ 2024 | INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA

ONDE NOS ENCONTRAR

© GOVERNO DE RORAIMA @ 2025 | DESENVOLVIDO POR IERR