Instituto de Educação de Roraima lança projeto inédito de inclusão digital voltado para povos indígenas
O IERR (Instituto de Educação de Roraima), lançou nesta semana o projeto Povos Originários Conectados: Cidadania e Inclusão Digital, uma iniciativa inovadora que visa levar cursos de informática às comunidades indígenas do Estado.
Com metodologia diferenciada e respeitando as especificidades culturais e territoriais de cada povo, os cursos utilizam o modelo de Ensino Híbrido – mediado por tecnologia e encontros presenciais – para garantir formação de qualidade com práticas dinâmicas e conteúdos acessíveis. A proposta é formar jovens e adultos indígenas das Escolas Estaduais Indígenas, promovendo a inclusão digital com sustentabilidade social.
“O projeto une saberes ancestrais ao conhecimento tecnológico contemporâneo. É uma forma de garantir oportunidades reais, valorizando a diversidade cultural, ampliando a empregabilidade e promovendo cidadania digital”, destacou a reitora do IERR, Leila Perussolo.
A certificação é emitida ao final de cada curso, que possui carga horária de 60h. As formações ofertadas são:
Informática Básica
Informática Intermediária
Informática Avançada
Montagem e Configuração de Computadores
Produção Audiovisual Mobile
Programação em PHP Básico
Programação em PHP Intermediária
Programação em PHP Avançada
As primeiras comunidades beneficiadas foram a comunidade Alto Arraia, no município de Bonfim, Raimundão e Sucuba, em Alto Alegre. Antes de iniciar cursos, o IERR realizou uma escuta qualificada com os moradores das localidades, a fim de alinhar os conteúdos e adaptar toda a logística às realidades locais.
A equipe técnica pedagógica do projeto acompanha os formadores durante todo o processo, realizando diagnósticos, planejamentos e avaliações, além de intervenções pedagógicas sempre que necessário.
A ação está alinhada com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), em especial o Objetivo 4, que trata da educação inclusiva e equitativa.