Justificativa do Evento | A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural de qualquer região, e a Amazônia Setentrional, com sua rica diversidade e complexidade sociocultural, enfrenta desafios únicos que chamam a atenção para a importância de abordagens inovadoras na educação. Nesse contexto, a realização do I Encontro de Educação a Distância (EaD) na Amazônia Setentrional se torna um evento imprescindível por várias razões.
1. Acessibilidade e Inclusão: A educação a distância oferece uma oportunidade de inclusão para comunidades remotas da Amazônia, onde o acesso a instituições de ensino é limitado. O encontro proporcionará um espaço para discutir como a EaD pode ser uma alternativa viável para garantir que todos, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso à educação de qualidade.
2. Fortalecimento de Redes de Colaboração: O evento irá congregar educadores, gestores, pesquisadores e estudantes que atuam e estudam as particularidades da educação na Amazônia. Essa troca de experiências e conhecimentos é vital para fortalecer redes de colaboração entre instituições, possibilitando o surgimento de projetos e parcerias que podem potencializar a oferta e a qualidade da EaD na região.
3. Abordagens Inovadoras e Contextualizadas: A Amazônia possui características únicas que exigem metodologias de ensino adaptadas à sua realidade. O encontro visa discutir e promover práticas pedagógicas inovadoras que considerem a diversidade cultural, linguística e ambiental da região. Isso inclui o uso de tecnologias que possam conectar educadores e alunos de forma efetiva, respeitando as particularidades locais.
4. Formação Continuada de Educadores: A capacitação de educadores é essencial para o sucesso da EaD. O evento proporcionará workshops, palestras e mesas redondas que discutirão as melhores práticas, desafios e estratégias para a formação continuada de professores que atuam na EaD, visando à melhoria do ensino e à formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
5. Impacto na Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional: A educação a distância pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Setentrional, ao permitir que mais indivíduos adquiram conhecimentos e habilidades que podem ser aplicados em suas comunidades. O encontro irá debater como a EaD pode auxiliar na formação de lideranças locais e na promoção de iniciativas que respeitem e promovam a biodiversidade e a cultura amazônica.
Conclusão: Diante dessas considerações, o I Encontro de Educação a Distância na Amazônia Setentrional é uma oportunidade fundamental para iniciar um diálogo amplo sobre as possibilidades da EaD na região. Ao unir vozes e experiências, esperamos promover um espaço de aprendizado mútuo que impactará positivamente a educação e o desenvolvimento da Amazônia, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável para todos os seus habitantes. |
Objetivos do Evento | GERAL Promover um espaço de diálogo e troca de experiências entre educadores, alunos, gestores e profissionais da área de Educação a Distância, visando discutir as potencialidades e desafios da EaD na Amazônia Setentrional.
ESPECIFICOS
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A Educação a Distância (EaD) no Brasil tem se consolidado como uma alternativa viável e eficaz para a democratização da educação, especialmente nos últimos quinze anos. O desenvolvimento da EaD no país, pode ser abordada a partir de diversas perspectivas, incluindo a análise das políticas públicas, as inovações tecnológicas, as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e as características socioeconômicas da população (Arruda; Arruda, 2015). Nos últimos quinze anos, a EaD no Brasil foi fortemente influenciada por um conjunto de políticas públicas que têm como objetivo a expansão e a democratização do acesso à educação.
Em 1996, a criação da LDB nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação para todos os níveis de ensino, coloca o ensino a distância como modalidade utilizada para complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais. Nessa LDB, ainda, o Art. 87 fala que o Distrito Federal, os estados e os municípios devem prover cursos presenciais ou a distância para atender os jovens e adultos com pouca escolarização (LDB, 1996).
A evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) teve um papel central na expansão da EaD no Brasil. O acesso à internet e a popularização de dispositivos móveis possibilitaram novas formas de interação e aprendizagem, promovendo metodologias ativas e o uso de recursos multimídia. Mendonça (2013) alerta que a Educação a Distância depende significativamente das TICs para encurtar as diferenças de tempo e espaço.
A EaD se apresenta como uma alternativa para atender populações historicamente excluídas, considerando o princípio da equidade. Jovens e adultos em áreas remotas, profissionais que necessitam de flexibilidade de horários e pessoas com deficiência têm encontrado na EaD uma oportunidade de acesso à educação. Políticas de inclusão, como a Lei de Acessibilidade (Lei nº 13.146/2015), também impactam a forma como cursos a distância são planejados e implementados, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades.
A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICs) com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos e comunicação diferida (Penteado; Costa, 2021)
A questão da qualidade na EaD é uma preocupação central. O Brasil, através do MEC (Ministério da Educação) e de outras instituições de regulamentação, tem se esforçado para estabelecer critérios de avaliação e certificação para os cursos de EaD, de modo a assegurar que a qualificação oferecida atenda padrões mínimos de excelência.
Apesar dos avanços, a EaD ainda enfrenta desafios significativos, como a desigualdade no acesso à internet, a necessidade de formação continuada dos professores e a resistência cultural à modalidade. No entanto, a evolução das políticas e a contínua inovação tecnológica oferecem perspectivas otimistas para o futuro da educação a distância no Brasil. A ênfase em projetos integrados que considerem as especificidades regionais e culturais, aliados a um investimento contínuo em infraestrutura e formação, são essenciais para consolidar a EaD como um espaço educacional de qualidade para todos os brasileiros.
A EaD no Brasil nos últimos quinze anos revela um cenário em constante transformação, impulsionado por políticas públicas, inovação tecnológica e um compromisso com a inclusão e a qualidade. O PNE, ao traçar diretrizes claras, contribui para que a EaD se torne uma realidade acessível e respeitada, fundamental na construção de uma educação mais justa e equitativa no país. As próximas etapas demandarão um esforço conjunto de governo, instituições de ensino, corpo docente e sociedade civil para superar as barreiras ainda existentes e garantir uma educação a distância eficaz e de qualidade para todos.
REFERÊNCIAS
COSTA, R. L.; SANTOS, J. C. dos. A evasão em cursos técnicos a distância. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 66, p. 241-256, out./dez. 2017
MENDONÇA, J. R. C. et al. Competências Eletrônicas de Professores para Competências Eletrônicas de Professores para de Professores para Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil: discussão e proposição de modelo de análise. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2013.
A realização do I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL, acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024.
Eixos Norteadores:
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TARDE DO DIA 27.11.2024 as 14h
POLO DE APOIO PRESENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA MODALIDADE
EAD VIVENCIADAS NOS MUNICÍPIOS.
SQ | MUNICÍPIO | COORDENADORES UAB | HORÁRIO |
1 | Alto Alegre | Profa. Esp. Maria Reizanir Oliveira De Sousa | 14h20min |
2 | Amajari | Profa. Esp. Maria Natividade Vieira Silva | 14h30min |
3 | Boa Vista | Prof. Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino | 14h40min |
4 | Bonfim | Profa. Esp. Edinalva Vieira da Silva | 14h50min |
5 | Cantá | Profa. Esp. Maria Auxiliadora Rodrigues Chaves | 15h |
6 | Caracaraí | Prof. Esp. Gledson Sabóia Teles | 15h10min |
7 | Caroebe | Prof. Esp Gilcimar Maysonnave da Luz | 15h20min |
8 | Iracema | Profa. MSc. Eleny Sousa Marques | 15h30min |
9 | Mucajaí | Prof. Esp. Welligton Ribeiro Soares | 15h40min |
10 | Normandia | Prof. Esp. Francimário da Silva | 15h50min |
11 | Pacaraima | Prof. Esp. Afonso Carlos Maranguape | 16h |
12 | Rorainópolis | Prof. Esp. Miguel Reinaldo da Silva Júnior | 16h10min |
13 | S. Luiz | Prof. Esp. Igor Fabian Lima Silva | 16h20min |
14 | S. João Da Baliza | Profa. Esp. Queila Vidinho de Queiroz Vicente | 16h30min |
15 | Uiramutã | Profa. Esp. Gardenia Maria Barbosa | 16h40min |
Interação:16h50min
Mediador: Luciano Caetano dos Santos – Coordenador do Polos UAB(IERR/PROEEX)
Enceramento: 17h 20
NOITE 27/11
ABERTURA DO EVENTO (18h30min.)
TEMA DA MESA DE ABERTURA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palestra: Desafios da Educação a Distância: marcos legais.
Palestrante: Profa. Dra. Leila de Souza Soares Perussolo (CNE: 19h)
Palestra: Desafios da Educação a Distância: panorama nacional
Palestrante: Dr. Luiz Alberto Rocha de Lira (CAPES:19h30min)
Interação: 20h as 20h30min.
Mediador: Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino (UAB/IERR/UERR)
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DIA 28/11 MESA REDONDA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DAS IES NA AMAZÔNIA
MANHÃ: 8h às 12h30min
ABERTURA: 8h30min
Palestra: Desafios da Educação a Distância no Instituto Federal de Educação de Roraima-IFRR (9h)
Professor(a): Solange Almeida Santos (IFRR)
Palestra: Desafios da Educação a Distância na Universidade Estadual de Educação de Roraima-UERR (9h30min às 10h)
Professor(a): Francisco dos Santos Paneiro (UERR)
Palestra: Desafios da Educação a Distância na Universidade Estadual de Educação de Roraima-UFRR (10h30min às 11h)
Professor(a): Karla Colares Vasconcelos (UFRR)
Palestra: Desafios da Educação a Distância na Universidade Federal do Amazonas -UFAM (11h30min 12h às)
Professor(a): João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues (UFAM)
Interação: 12h às 12h 30min
Mediador: Prof. Dr. Elialdo Rodrigues de Oliveira (IERR)
Encerramento
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TARDE: OFICINA (15h às 17h)
Tema: As TIC’s na Educação a Distância-EaD
Professor: Dr. Francisco dos Santos Panero (UERR)
Interação: 17h
Mediador: Prof. Dr. Sebastião de Oliveira Rebouças – IERR
Enceramento: 17h20min
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MANHÃ DIA 29/11
MANHÃ: 8h às 12h30min
ABERTURA: 8h30min
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA (IERR): PROCESSOS, AVANÇÕES E POSSIBILIDADES DA EAD.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E TECNOLOGIA – PROPPT
Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação
Eventos Científicos: Catalisadores da Democratização do Conhecimento. Professor(a): Profa. Dra. Maria das Neves Magalhães Pinheiro – IERR (9h às 9h30min)
Professor: Prof. Dr. Sebastião de Oliveira Rebouças – IERR
Coordenação de Tecnologia
O Papel Fundamental da Tecnologia como Facilitadora da Dinâmica Institucional (9h30min. As 10h)
Professor: Prof. Esp. Ivair Blank
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E EXTENSÃO – PROEEX
Coordenação do Projeto Araapî-Waiau D’atimpe’u
Projeto Araapî-Waiau D’atimpe’u: desafios e possibilidades dos Encontros Mediados por Tecnologias – EMT na formação continuada dos Profissionais da Educação Escolar Indígena.
Professor(a): Profa. Gleide de Almeida Ribeiro – IERR (10h às 10h30min)
Coordenação de Polo-UAB
Estrutura e Funcionamento dos Polos de Apoio Presencial: uma reflexão a partir do Panorama Estatístico do Polo Boa Vista.
Professor(a): Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino – UAB/IERR (10h30min às 11h)
Coordenação de Ensino e Extensão
Coordenação de Ensino e Extensão: uma Visão Geral dos processos e encaminhamentos futuros.
Professor(a): Profa. MSc. Maria Silva Sousa – IERR (11h às 11h30min)
Interação: 11h30min às 12h
Mediadora: Profa. MSc. Rosângela da Silva Viana (IERR)
Encerramento
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TARDE: ENCERRAMENTO DO EVENTO
Abertura: 14h30min
TEMA DA MESA DE ENCERRAMENTO: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-EAD
Palestra: Perspectivas da Educação Inclusiva na Educação a Distância (15h)
Palestrante: Profa. Dra Sheila Praxedes Pereira Campos (UFRR)
Palestra: Universidade Aberta do Brasil-UAB e as Perspectivas da Educação a Distância. (15h30min)
Palestrante: Profa. Dra. Edneide da Conceição Bezerra (IFRN)
Mediador: Prof. Dr. Sebastião de Oliveira Rebouças
Encerramento: 16h
A avaliação do evento compreenderá a premissa de ação reflexão e ação, cumprindo seu papel de julgamento qualitativo e quantitativo, embasado em conhecimento e competência desenvolvidas no decorrer do desenvolvimento do Evento.
| Dia(s) | Local |
| Julho/agosto | IERR |
| Set/out. | IERR |
Envio de convites | Out. | IERR |
Reunião de ajustes anterior ao evento | Out. | IERR |
Abertura | 27/11 | Auditório/IERR e Polos |
Apresentações de trabalhos por AT | 28/11 | Sede/IERR |
Avaliação do evento | Nov. | IERR |
Conclusão de relatório final | Dez | IERR |
Estrutura física (auditório, microfones, salas, projetor multimídia.
Material permanente: descartáveis para café, garrafas de café, equipamentos de filmagem, gravação e reprodução de sons e imagens.
Profa. Dra. Maria Neves Magalhães Pinheiro – PROPPT
Profa. Dr. Sebastião Rebouças – PROPPT
Prof. MSC. José Carlos Morales – PROPPT
Prof. Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino – UAB/IERR/Polo Boa Vista
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