Nesta quinta-feira (5), o Governo do Estado de Roraima, por meio do Instituto de Educação de Roraima (IERR), esteve na comunidade indígena Manoá pertencente ao pólo Manoá localizado na região Serra da Lua, no município de Bonfim, para uma roda de conversa a convite do professor Marcos Velard Douglas presidente do conselho Escolar da Escola Nossa Senhora da Consolata. Estiveram presentes o vereador Zacarias Douglas, a vice-tuxaua Nailda Bentes da comunidade Manoá, membros do Conselho Escolar, representados por alunos, pais e servidores, presidente das APM, gestores das escolas, Santa Rita- comunidade cumaru professor Aderaldo Aniceto , Gerson Caetano representante da Escola Estadual indígena Olegário Mariano- comunidade Pium vice coordenador da OPIRR professor Rudemberg Souza, gestor Jhonatan Simplício da Escola Nossa Senhora da consolata . O IERR realizou a “escuta qualificada”, para primeira etapa do processo de formação continuada neste pólo, buscando atender as demandas dentro das possibilidades.
Os representantes das comunidades Piúm e Cumarú participaram para expor suas demandas , tirando dúvidas sobre o processo de criação do conselho escolar e APM, bem como alinhar ações para o desenvolvimento da educação em suas escolas.
O IERR adota uma abordagem diferenciada no atendimento às comunidades, priorizando as necessidades específicas de cada uma e preservando seu contexto étnico-social, desde o atendimento até a elaboração do plano de ação.
Durante a manhã, os participantes foram divididos em grupos por comunidade, apresentando um panorama de suas realidades e suas solicitações, para que o IERR possa elaborar um plano de ação visando atender as demandas viáveis.