Na tarde desta terça-feira, 21 de outubro de 2025, o Governo do Estado de Roraima, por meio do Instituto de Educação de Roraima (IERR) e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED), realizou a Roda de Conversa com o tema “BNCC Computação: Perspectivas e Desafios na Educação Básica”, um espaço de diálogo voltado à reflexão e ao fortalecimento das práticas pedagógicas relacionadas à implementação da Computação na Educação Básica.
O evento teve início com uma bela apresentação musical de saxofone executada por Carlos Kalell Amário Timóteo, coordenador do Programa Bandas e Fanfarras 🎷
Em seguida, a reitora do IERR, Leila Perussolo, deu as boas-vindas, destacando a relevância do debate sobre a BNCC Computação para a formação docente e para o desenvolvimento de competências digitais nas escolas. Na sequência, a Secretária Adjunta da SEED, Profa. Dra. Raimunda Rodrigues, reforçou o compromisso do Estado em promover políticas educacionais inovadoras que integrem tecnologia, conhecimento e prática pedagógica.
A programação contou com a participação de importantes convidados:
🔹 Prof. Dr. Ivan Claudio Pereira Siqueira (UFBA) – Palestra “BNCC Computação: aspectos-chave para a sua implementação”
🔹 Gestora Pública Mariana Henriques Siqueira (Movimento Profissão Docente) – Palestra “Formação continuada de professores: uma estratégia de implementação da BNCC Computação”
🔹 Profa. MSc. Andrea de Lima (SEED/RR) – Palestra “Perspectivas e desafios para implementação da BNCC da Computação em Roraima”
A mediação da roda de conversa ficou sob a responsabilidade do Prof. Francisco Edson Pereira Leite, conduzindo o momento de arguição e troca de experiências entre os palestrantes e o público presente.
O encontro teve como principal objetivo discutir os desafios, perspectivas e estratégias para a formação inicial e continuada de professores, visando fortalecer práticas pedagógicas que desenvolvam o pensamento computacional, as competências digitais e a cultura digital no ambiente escolar.
Encerrando a tarde de debates, ficou evidente o compromisso conjunto entre o IERR e SEED.
